Aguarde, carregando...

5 atitudes para microempresários cearenses tomarem contra o coronavírus

Categorias: Atualidades. • 27/03/2020 12H29

O Covid-19 não tem afetado somente a saúde dos cearenses, mas também muitas empresas, de maneira mais intensa, as de Fortaleza, que têm sentido um impacto negativo em suas receitas desde a chegada do coronavírus no Ceará. Tal resultado é ainda mais acentuado para os pequenos negócios, que, várias vezes, não tem a capacidade de possuir reservas financeiras para contornar uma crise dessa gravidade.

A importância de uma boa educação financeira nas empresas cearenses

Ademais, em tempos como esse, que afeta basicamente todos os setores, prospectar novos clientes se torna um gigante desafio. De tal maneira que podemos concluir que, adotar estratégias para a sobrevivência do negócio é fundamental nesse período.

05 atitudes que te ajudarão a superar essa crise:

01 – Fidelize seus Clientes

É necessário que você busque se manter próximo de seus clientes, isso pode ser por meio de postagem nas redes sociais de positividade, em uma conversa mais informal por ligação ou mensagem, ademais, busque mostrar as suas ações para manter o atendimento funcionando.

02 – Gerencie seus Gastos

Crie uma lista com as prioridades de gastos e corte tudo aquilo que for desnecessário. Renegocie suas contas com fornecedores. Este é um momento de saber controlar os gastos.

Quer ser um excelente negociador? Leia este artigo

03 – Reformule o seu Negócio

Busque novas formas de negócio, isto é, o que você pode fazer a mais no negócio que você já tem, qual serviço ou produto que você pode colocar a mais e que irá satisfazer a necessidade do seu cliente, por exemplo: fazer entrega à domicilio.

04 – Seja Rápido nas Tomadas de Decisão

Neste momento de pandemia e isolamento social é necessário que você tome decisões rápidas, pois a sua demora, pode ocasionar grandes perdas para o seu negócio. Por isso, se você irá colocar seus funcionários em home-office, já busque saber quem não tem notebook, Internet e providencie logo alugar todas as ferramentas necessárias para o colaborador poder trabalhar.

Aluguel de notebook em Fortaleza

05 – Se Capacite

Caso, seu negócio tenha sido obrigado a fechar as portas, devido algum decreto do Governo, busque neste momento traçar planos para quando a crise passar e procure no tempo livre se qualificar. Esse é o momento de você se capacitar, você tem tempo livre, busque fazer um curso que ajudará a administrar melhor seu negócio, como curso de Power BI, curso de tributação, curso fluxo de caixa, curso de mídias sociais, enfim, procure se capacitar.

Curso Gestão e Estratégia em Mídias Sociais com Bárbara George

Manter a calma é fundamental.

Ao longo da história, já ocorreram várias crises, e uma conclusão que podemos chegar por meio dessas experiências é que elas passam. Sendo assim, busque manter a calma, tome as medidas necessárias para sobreviver e seja sempre persistente. Aproveite este tempo para se reinventar, fazer cursos, praticar a solidariedade, enfim, mantenha-se firme. Esta crise irá passar, e tomando as decisões corretas, seu pequeno negócio irá sobreviver.

Dica:

Deixarei aqui, o link de 02 cursos de capacitação que lhe ajudarão tanto agora quanto para a retomada da sua pequena empresa, segue os links:

Curso Gestão de Fluxo de Caixa com Cristiane Dias

Curso Power BI com Rafael Rhamon

Compartilhe:

Veja também:

Confira mais artigos e obtenha ainda mais dicas e informações.

desenvolvimento-profissional-9-dicas

• 23/09/2013 11H00

Desenvolvimento profissional: 9 dicas

7-dicas-para-encontrar-o-emprego-ideal

• 27/09/2013 05H36

7 Dicas para encontrar o emprego ideal

Apostila do Curso Gestão de Fluxo de Caixa com Sérgio Galiza

• 18/10/2018 17H12

Apostila do Curso Gestão de Fluxo de Caixa com Sérgio Galiza

Cadastre-se e receba nosso conteúdo exclusivo em seu e-mail

Receba as novidades sobre os nossos cursos, eventos e muito mais!