Aprenda a cumprir as promessas feitas para o tão esperado ano novo
Este artigo tem o intuito de te ajudar a cumprir suas promessas de ano novo, seja você de Fortaleza ou de qualquer outra região do estado, com algumas dicas simples, mas de grande eficiência. A primeira delas é: parar de adiar as coisas, isto é, cessar com a procrastinação.
Segundo pesquisa feita no Ceará, a maioria das pessoas admitem que costumam adiar as coisas, deixando sempre tudo para a última hora, isso quando fazendo o que elas tinha se comprometido em realizar. Para realizar tal pesquisa, o pesquisador responsável estudou mais de 750 artigos científicos sobre a procrastinação e elaborou sua própria pesquisa, e isto o auxiliou a concluir tanto ao motivo quanto a métodos que devemos utilizar para amenizar o hábito de adiar as coisas.
Existe um fator que auxilia a esclarecer o porquê de fazemos isso. Há quem afirme está relacionado com o perfeccionismo, pois acreditam que estes tentam realizar um trabalho tão perfeito, que os levariam a protelar indefinidamente por acharem que, em outra momento, teriam condições mais propícias para cumpri-lo. Entretanto, isso não é verdade.
A importância do autoconhecimento no mercado atual
Dos vários procrastinadores analisados, pouquíssimos mostraram ser perfeccionista. Na verdade, segundo um grande psicólogo e terapeuta, tais pessoas apresentavam menor probabilidade de adiar do que os não-perfeccionistas.
Certo! Então, se o motivo não é o perfeccionismo, qual seria?
Ser impulsivo, isto é, viver apressadamente e buscar tudo de forma instantânea. Expressar autocontrole ou deixar para receber depois uma recompensa é de grande dificuldade para tais pessoas.
Certas atividades geram ansiedade na maioria da população, entretanto a impulsividade afeta bastante a maneira como cada pessoa lida com isso. Geralmente, ela faz com que aqueles que são menos impulsivos queiram iniciar o quanto antes o projeto em questão. Já para os considerados mais impulsivos há a possibilidade de acontecer o contrário e eles acabam caindo na procrastinação.
“As pessoas impulsivas evitam temporariamente uma atividade que causa ansiedade ou arrancá-la da consciência, uma estratégia que é totalmente coerente, caso você pense momentaneamente. Ademais, a impulsividade leva os proteladores a serem desorganizados e dispersos ou ainda, faz com que eles sofram por possuírem pouquíssimo controle sobre os seus instintos, falta de perseverança, incapacidade de administrar bem o tempo. Resumindo, consideram difícil planejar suas tarefas antes da hora, e mesmo após iniciarem, se dispersam com facilidade.”
Avaliação de desempenho organizacional
O otimismo exagerado é outro motivo que dificulta sua vida. Muitos vezes ele conduz à “falácia daquilo que foi planejado”, isto é, quando as pessoas preveem de forma errada o tempo que gastarão para realizar uma tarefa – de tal maneira, que atrasam o seu início. Por exemplo, quando você conclui, “consigo fazer meu relatório em 25 minutos, então não é necessário que eu comece a escrevê-lo tão cedo” e muitas vezes, descobre, quase na hora do prazo finalizar, que, na verdade, escrever um relatório é bem mais demorado do que você pensou.
Se identificou? Então, vamos às orientações para que você possa superá-los.
01- Defina aquilo que tem probabilidade de dar errado e dispersá-lo no caminho para alcançar seu objetivo e elabore providências para evitar tais acontecimentos. Vamos supor, se sua dificuldade for acessar demasiadamente no Instagram, desligue seus dados móveis para não receber mensagens e notificações.
02- Elabore uma relação das formas como você geralmente deixa para outra hora as coisas e coloque-a em um local que você tenha muito contato.
03- Reconheça seu vício em adiar. Pare um pouco e reflita sobre quantas vezes já atrasou os seus projetos e acabou entrando em uma enrascada devido a isso. Faça registros diariamente com o intuito de monitorar esse costume.
04- Reconheça que você irá buscar se enganar novamente, com pensamentos como “vou olhar o Instagram antes de finalizar minha tarefa, porém irá ser somente desta vez”.
05- Tenha um tempo para reconhecer e recompensar sua evolução. Elabore uma tabela das recompensas que pode se presentear.
06- Separe um período para o lazer. Ter um tempinho para realizar as coisas de que tem prazer é fundamental. Entretanto, tenha consciência, e equilibre bem o seu tempo.
07- Ao se deparar com tentações que o disperse, foque nas consequências negativas que você terá se satisfazê-la.
E, principalmente:
Elabore metas precisas, de tal forma que você saiba de modo exato quando terá de alcança-las e o que terá de realizar para isso. Por exemplo, em vez de falar “Vou me tornar um profissional mais qualificado na minha área”, sua meta precisa seria “Juntar dinheiro, fazer o curso auditor interno iso 9001 ou ainda, caso você trabalhe na parte de tributaria, o curso sobre pis e cofins, assim como se você trabalhar em DP, fazer curso de cálculos trabalhistas, enfim, e você irá fazer tal curso até março”. Percebeu a diferença? Quando o objetivo for muito abrangente, reparta-o em metas simples de curto prazo que o auxilie a chegar lá. Caso você trabalhe na área de departamento pessoal e não tem dinheiro para cumprir a meta, busque curso de cálculo trabalhista grátis. Mas não adie, cumpra suas metas.
Elabore rotinas e coloque suas metas nela. Lembre-se, a rotina é sua melhor amiga e o auxiliará a ter bons hábitos, caso você permita.
Como construir um planejamento estratégico?
Caso você queira realmente fazer algum curso, deixarei aqui algumas sugestões de cursos que são de excelente qualidade:
Curso Leis e Cálculos Trabalhistas com Damiana Chagas
Curso Prático de Tributação com Alexandre Neto
Confira a agenda de cursos da MJ Capacitações para esse mês:
Não pode realizar algum dos cursos da agenda acima presencialmente em Fortaleza-CE?
Então faça, a qualquer momento, o nosso Curso Excel Básico on-line